Você está aqui: Página Inicial > Contato > Fale Conosco > Cidadão > Cópias de Recibo da Declaração IRPF
conteúdo

IRPF - Cópias de Recibo da Declaração

por Subsecretaria de Arrecadação e Atendimento publicado 22/09/2016 16h05, última modificação 02/06/2020 23h01

 

Prezado(a) Contribuinte,

Consulte as informações disponíveis na Página Recibo Declaração .

Por favor, leia até o fim as informações direcionadas para o atendimento de sua dúvida.

Se as informações não foram suficientes para sanar sua dúvida, preencha o formulário para efetivar o envio da sua consulta. 

Neste ano de 2020 NÃO é mais necessário ter o número do recibo da DIRPF de 2019 (Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2020) para preencher a Declaração do IR de 2020.  Portanto, NÃO é necessário comparecer à Receita Federal para obter o número do recibo da Declaração do IR do ano anterior.

Se você fez a importação de dados da Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2019 e sua última declaração entregue em 2019 foi uma retificadora online, substitua o número do recibo importado pelo programa pelo número do recibo da última retificadora online ou deixe-o em branco, se permitido.

Enquanto perdurar a situação de emergência em saúde pública no país verifique a disponibilização do número do recibo de entrega por meio de e-mail corporativo de sua localidade, conforme Nota /Cogea nº 27, de 26 de maio de 2020. 

http://receita.economia.gov.br/contato/unidades-de-atendimento/unidades-de-atendimento


O número do recibo de entrega é de uso pessoal, não deve ser fornecido a terceiros e não pode ser obtido por meio do Fale Conosco. Caso não consiga obtê-lo utilizando uma das opções de orientações para impressão de recibos e de declarações<!> agende seu atendimento em uma Unidade de Atendimento da Receita Federal do Brasil. <!>

Atenção: 

Na declaração de ajuste anual do imposto de renda não é obrigatório o preenchimento do número do recibo da declaração do ano anterior na ficha "identificação", item "Nº do recibo da última declaração entregue do exercício xxxx" → obrigatório nas declarações retificadoras.

 Atenciosamente,

Serviço Fale Conosco

Receita Federal 

Dados do Interessado
Localização

Clique em "Enviar" e aguarde o retorno com a confirmação do envio. 

Para registrar elogio,reclamação,sugestão ou denúncia, reporte-se à Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda.