Você está aqui: Página Inicial > Contato > Fale Conosco > Cidadão > Cadastro de Pessoas Físicas - CPF > CPF - Sua Situação Cadastral

CPF - Sua Situação Cadastral

por Subsecretaria de Arrecadação e Atendimento publicado 22/09/2016 16h05, última modificação 17/09/2019 10h59

 A situação cadastral do contribuinte perante o CPF da Receita Federal pode ser confirmada através do link: consulta on line

No CPF poderão constar as seguintes situações cadastrais:
I - REGULAR: não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte.
II – PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO: o contribuinte deixou de entregar DIRPF (Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física) a que estava obrigado.

III - SUSPENSA: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto (ausência da informação do número do Título de Eleitor, por exemplo).

IV - CANCELADA: o CPF foi cancelado, em virtude de multiplicidade de inscrições para uma mesma pessoa fisíca, por decisão judicial ou por falecimento do contribuinte.

ATENÇÃO: As informações relativas ao CPF constantes em CADASTROS PARTICULARES (de empresas aéreas ou pela internet, plataforma Brasil Cidadão, operadoras de telefone, BANCOS, ENEM, CNPQ, Curriculo LATTES, FIES, por exemplo) NÃO SÃO de responsabilidade da Receita Federal do Brasil - RFB. Caso seu CPF esteja na situação cadastral REGULAR na Receita Federal e houver divergência com um desses cadastros significa que o banco de dados utilizado pela entidade em questão está desatualizado. Para solucionar, entre em contato com a instituição, explique a situação e solicite orientação de como proceder, já que não há nada a ser feito na Receita Federal. 

Dados do Interessado
Localização

 

Para registrar elogio, reclamação, sugestão ou denúncia, reporte-se à Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda.