Você está aqui: Página Inicial > Contato > Fale Conosco > Cidadão > e-CAC | e-Processo
conteúdo

e-CAC | e-Processo

por 3ª Região Fiscal última modificação 06/07/2020 15h42

Este canal é destinado a responder dúvidas exclusivamente sobre o ACESSO aos serviços disponíveis no Portal e-CAC.

Para dúvidas sobre outros assuntos, inclusive acerca do serviço em si (e não sobre o acesso ao mesmo), retorne à página anterior do Fale Conosco e escolha o formulário adequado, a fim de que sua mensagem seja encaminhada à equipe competente.

Esqueceu a senha e/ou o código de acesso ao Portal e-CAC?

Não é possível recuperá-los. Nesse caso, deve ser gerado um novo conjunto código de acesso+senha. Ao tentar gerar outro código de acesso, se houver um ainda válido, será exibida a mensagem "Já existe um código de acesso gerado para este contribuinte. Ao gerar, você revogará, em definitivo, o código anteriormente gerado. Deseja continuar?". Basta confirmar: o novo código substituirá completamente o anterior.

Precisa do número do recibo ou de cópia da DIRPF?

O número do recibo pode ser consultado no Portal e-CAC, na opção Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda, mediante login único via Portal Gov.br, código de acesso ou certificado digital.
Já a cópia da DIRPF requer necessariamente a utilização de um certificado digital. Caso não possua, poderá outorgar uma Procuração RFB a quem já tenha certificado digital. Alternativamente, poderá se dirigir, mediante prévio agendamento, a qualquer unidade de atendimento presencial da Receita Federal no Brasil.

***ATENÇÃO***

Até o dia 31/07/2020, as unidades presenciais da Receita Federal poderão, em face da pandemia de coronavírus (Covid-19), adotar procedimentos diferenciados para atendimento aos cidadãos, tendo em vista particularidades regionais. Dessa forma, algumas unidades foram temporariamente fechadas e outras estão atendendo apenas determinados serviços, além de outras restrições adotadas, que se fizeram necessárias para preservar a saúde de contribuintes e servidores.

Para saber todas as informações sobre o Atendimento da Receita Federal durante a pandemia de Covid-19, clique aqui.

 -----------------------------------

Marcador Código de Acesso, Login Único e Certificado Digital

Marcador Acesso aos serviços disponíveis no e-CAC

Marcador Procuração Eletrônica e Procuração RFB (alternativa à compra de certificado digital)

Marcador Processos Digitais (e-Processo)

Marcador Dificuldades no acesso ao e-CAC

Importante: a partir de 1º de setembro de 2020, o acesso ao Portal e-CAC para quem possui certificado digital será feito somente por meio de login único no Portal Gov.br. Para isso, é necessário que o contribuinte crie uma conta no referido portal e atribua o selo "conta comprovada". Para mais informações, clique aqui.